Arroz-Doce do Ribatejo
Ingredientes
250g de arroz
250g de açúcar
4 copos de leite
1 gema
1 colher (sopa) de vinho do Porto
1 colher (sopa) de manteiga
casca de 1 limão ou 1 laranja
1 pitada de sal
canela em pó
a gosto
Modo de
Preparo
Bater a gema com 2 colheres de açúcar até ficar bem fofa. Juntar o vinho do Porto. Lavar o arroz e escorrer. Levá-lo ao fogo com o leite, a casca de limão cortada bem fina sem a parte branca (que amarga), a manteiga e o sal. Ferver por 5 minutos. Acrescentar o açúcar e cozinhar em fogo brando até o arroz ficar bem cozido. Retirar da chama e misturar a gemada, mexendo rapidamente para não talhar. Levar novamente ao fogo por alguns minutos, mexendo sem parar. Colocar em tacinhas e servir frio polvilhado com canela.
Rendimento: 4 a 6 pessoa
domingo, 18 de novembro de 2012
sábado, 17 de novembro de 2012
COMO SURGIU O X-SALADA?
Este tipo de coisa chama-se "aportuguesando" uma palavra.
O X-burguer (x-egg, x-salada, x-bacon e afins) nasceu do som de sua palavra original, o Cheeseburguer. Cheese nada mais é do que “queijo” em inglês, e o seu som é “xease”. Daí, de “xease” passou para X, logo surgiu o X-burguer.
Lembrando que isso é só no Brasil, porém, o único lugar que você pede um Cheeseburguer é no Mc Donalds. E nem precisa dizer o porquê, né?
Outro fato curioso: nos EUA você tem a opção de comer um Hamburger ou um Cheeseburguer, já que a única diferença está na presença de queijo no sanduiche.
Aportuguesar nada mais é que um neologismo que significa:
“neologismo é o fenômeno lingüístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de novo sentido a uma antiga. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.”
Logo
“Aportuguesando” significa pegar uma palavra de origem inglesa e transformá-la em uma palavra em português.
Alimentação
Como surgiu o sorvete?
Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.
O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. "Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais. Faltam apenas as fibras", diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A SOPA E SEU SURGIMENTO.
COMO SURGIU A SOPA, VOCÊ SABE?
A sopa surgiu na EPOCA MEDIEVAL.
Quando a colheita era ruim e faltava a farinha de trigo,o pão era feito com a farinha de leguminosas,que eram a fava,lentinhas e grão de bico.
Como este acabava endurecendo o pão com rapidez a saida era mergulhar na agua,vinho ou algum caldo, o que explica a origem da sopa e do ensopado,significando um caldo que se come com pao.
Não é atoa que pão e sopa são companheiros inseparáveis até hoje.
Assinar:
Postagens (Atom)